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AÇÕES INTERDISCIPLINARES DO PIBID/UENF

Ano de Publicação: 2018

Autores: Eliana Crispim França Luquetti e Sérgio Arruda de Moura(Organizadores).

Resenha:

Anualmente, são promovidos na Universidade Estadual do Norte Fluminense
Darcy Ribeiro, encontros onde os pibidianos podem trocar experiências
de suas atuações, divulgar as atividades desenvolvidas e as dificuldades encontradas no cotidiano da escola pública, bem como suas pesquisas e realizações. Muitas dessas experiências estão agora expostas neste livro no intuito de colaborar e enriquecer outras práticas docentes. As salas de aulas da educação básica nas escolas públicas passam, com o advento do PIBID, a serem vistas como um laboratório de pesquisa para os alunos de licenciatura, que acreditam nessa experiência como uma possibilidade única de vivenciar na prática toda a teoria aprendida durante sua formação. Com essa experiência enriquecedora, os bolsistas Pibidianos chegam melhor aparelhados para comandar uma sala de aula e para trabalhar com os demais profissionais do ambiente escolar, porque foram impulsionados a pesquisar e procurar metodologias diferentes....


Acesse: eBook PIBID.pdf

METODOLOGIAS PARA O ENSINO

Ano de Publicação: 2018

Autores: Valéria Marcelino; Priscila G. de Sousa e Silva(Organizadoras)

Resenha:

No cenário da educação, o modelo tradicional pautado sobre uma ótica cartesiana manifesta-se na constituição e representação dos papéis dos sujeitos sociais, em que esses se consolidam como participantes de uma cultura dicotômica de exclusão.
Da mesma forma, esse modelo manifesta-se em práticas cujo ensino das disciplinas se faz de maneira isolada ou compartimentada. Decerto, sabemos que, cada vez mais, esse modelo vem-se desgastando, apesar de ainda disseminado. Nesse caso, talvez, muito mais por hábito instituído e arraigado do que por sucesso do aproveitamento formativo dos educandos.
Na contramão desse modelo tradicional, temos a busca urgente por metodologias de ensino que possam dinamizar práticas dialógicas constitutivas da construção de conhecimento fundamentada na troca de saberes advindos das múltiplas e variadas realidades culturais que convivem nos ambientes escolares......


Acesse: E-book Metodologias_ensino.pdf

GERENCIAMENTO E GOVERNANÇA DE RECURSOS NATURAIS NA AMÉRICA L

Ano de Publicação: 2018

Autores: Maria Eugênia Totti e Casimiro Balsa (Organizadores)

Resenha:

Gerenciamento e governança de recursos naturais na América Latina: conflitos e atores sociais

Esta publicação busca oferecer ao leitor uma visão ampla e atual das discussões e status quo dos recursos naturais e, mais especificamente, daqueles de uso comum, apresentando estudos de casos da América Latina e exemplos de situações envolvendo
recursos de uso comum ao redor do mundo. Destaca-se que, em todos os casos, a participação da população envolvida diretamente é fator determinante para a sustentabilidade desses recursos, mas, por outro lado, pouco podem frente a grandes empreendimentos e à determinação de seus governos – quando esses agem em sentido contrário.

Os organizadores...


Acesse: ebook_Gerenciamento e governanca.pdf

LITERATURA E EDUCAÇÃO:HISTÓRIA, FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Ano de Publicação: 2018

Autores: Maria Amélia Dalvi; Arlene Batista da Silva; Renata Junqueira de Souza; Ana Karen Costa Batista (Organizadoras)

Resenha:

As relações entre Literatura e Educação excedem, em muito, o trabalho pedagógico em sentido estrito. Isso porque entendo “educação” conforme defini em artigo publicado na revista Voz da Literatura: formação omnilateral do ser humano pelo desenvolvimento crítico de sua inteligência, emoção e sensibilidade em diferentes campos artísticos, científicos e filosóficos, visando à participação ativa e consciente na transformação das condições de vida humanas, em um contexto histórico e social complexo. Assim compreendida, fica claro que possa ocorrer em espaços e tempos muito diversos, que podem ou não convergir com a escolarização formal e/ou com a formação universitária.

Maria Amélia Dalvi...


Acesse: ebookLiteratura-educacao historia formacao experiencia.pdf

COGNIÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM

Ano de Publicação: 2018

Autores: Vera Lúcia Deps (Organizadora)

Resenha:

O livro intitulado Cognição, cultura e linguagem: uma perspectiva interdisciplinar na educação, organizado pela professora Vera Lúcia Deps, apresenta-nos um profícuo diálogo entre as teorias de desenvolvimento cognitivo a partir dos autores Piaget, Wallon, Leontiev, Bakhtin e Berrnestein, em diferentes instâncias, mediado pela linguagem e cultura.
Considerando a vasta experiência da organizadora como docente pesquisadora, com relevantes contribuições aos estudos interdisciplinares em cognição e linguagem, com foco na autorregulação da aprendizagem, nos encoraja a refletir a educação sob uma perspectiva interdisciplinar.

Fernanda M. B. Camargo...


Acesse: Ebook Cognicao_cultura_linguagem.pdf

PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE SURDOS, TRADUÇÃO, INTERPRETAÇÃO

Ano de Publicação: 2018

Autores: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado; Felipe Venâncio Barboza; Vanessa Regina de Oliveira Martins (Organizadores)

Resenha:

Pesquisas em educação de surdos, tradução,interpretação e linguística de línguas de sinais: Tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempo

É um prazer abrir este livro sobre as atividades do I Colóquio Internacional de Grupos de Pesquisa: Educação de Surdos, Tradução, Interpretação e Linguística de Língua de Sinais, com uma reflexão sobre os sentimentos e impressões que tive como professora e pesquisadora estrangeira hospedada em Vitória, no Brasil. O que encontrei poderia ser uma boa base para um estudo sociolinguístico acerca de alternância ou sobreposição de línguas entre Surdos e ouvintes em ambientes internacionais, que pode alimentar ideias para futuras publicações. Entretanto, prefiro compartilhar os aspectos humanos da minha experiência, pois acredito ser também algo importante a se considerar ao ler uma coletânea de trabalhos sobre Língua de
Sinais e Surdez.

Maria Tagarelli de Monte...


Acesse: ebook Pesquisas Educacao Surdos-tecendo redes.pdf

LITERATURA E EDUCAÇÃO: GÊNEROS, POLÍTICAS E PROPOSTAS

Ano de Publicação: 2018

Autores: Maria Amélia Dalvi; Cyntia Graziella Simões Girotto; Amanda Valiengo; Taiga Bertolani Scaramussa (Organizadoras)


Resenha:

Ensinar literatura não é fácil, mas é necessário para ampliar e melhorar capacidades linguísticas e conhecimentos culturais. Para tanto, conhecer estudos variados (sejam delineados por pesquisas individuais e/ou coletivas, mestrados, doutorados, relatos de experiências, dentre outros) pode nos ajudar nessa difícil tarefa.
Durante séculos, a literatura tem desempenhado – e continua a desempenhar – um papel importante nas instituições de ensino, bem como na nossa compreensão do que significa ser educado, principalmente dentro da concepção e princípios de uma educação literária humanizadora – o que de longe não significa redundância, a considerar as práticas pedagógicas pouco humanizantes presentes no entorno detantas escolas dos nossos “brasis”.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto...


Acesse: ebook Literatura-educacao_Generos, politicas_propostas.pdf

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SOCIEDADE

Ano de Publicação: 2018

Autores: Rosalee Santos Crespo Istoe; Lívia Vasconcelos de Andrade; Alonso Castro Colares Júnior (Organizadores)

Resenha:

Essa forma um tanto velada e sutil de dominação dos povos através do controle de seus corpos apresenta-se muito mais visível quando tratamos do gênero feminino, ao qual frequentemente são colocadas imposições acerca de seus modos de ser e se reapresentar, ou mesmo de ter e receber cuidados, que em princípio seriam considerados para o bem de sua saúde. Refletimos sobre o significado de saúde, mensurando autores, dentre os quais destacamos Michel Foucault, que traz à baila um modo diferente de pensar as relações sociais vistas através da forma como historicamente o corpo é representado....

Acesse: ebook Educacao_genero sociedade.pdf

ENVELHECIMENTO HUMANO EM PROCESSO

Ano de Publicação: 2018

Autores: Rosalee Santos Crespo Istoe; Fernanda Castro Manhães; Carlos Henrique Medeiros de Souza (Organizadores)

Resenha:

O crescente aumento das populações idosas, fenômeno constatado ao derredor de todo o mundo na atualidade, conduz-nos, já à partida, a algumas reflexões, que ora são alinhadas: o prolongamento do tempo de vida decorre, necessariamente, da melhoria da qualidade de vida desses indivíduos nessa fase de sua existência? Que fatores impactam a solução dessa questão? É possível incrementar-se os níveis de dignificação da vida idosa? Por que meios esse enobrecimento se faz viável? Qual o papel da ciência, em suas diversas vertentes, quanto a esse processo?...

Acesse: ebook Envelhecimento humano.pdf

LITERATURA E ARTES: TEORIA E CRÍTICA FEITAS POR MULHERES I

Ano de Publicação: 2018

Autores: Arlene Batista da Silva; Maria Amélia Dalvi; Paulo Dutra; Wilberth Salgueiro (Orgs)

Resenha:

Este livro reúne reflexões de alguns trabalhos apresentados por professores doutores no XIX Congresso de Estudos Literários e I Congresso de Libras, ocorrido em novembro de 2017 na Ufes, em Vitória, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com o tema que dá título ao livro: literatura e artes, teoria e crítica feitas por mulheres.
O objetivo era e é colocar em debate e dar visibilidade a um fato que se perpetua, com maior ou menor intensidade conforme o tempo e o contexto, ao longo dos séculos: o abafamento, o silenciamento, a opressão da escrita e da criação da mulher – e, portanto, de sua voz, de seu pensamento, de seu modo de interpretar o mundo, seja em termos crítico-teóricos, seja em termos artísticos. Se, no presente, essa condição parece se atenuar ou mesmo, em alguns lugares, desaparecer, forçoso é reconhecer que ainda hoje (e muito mais se retroagimos no tempo) tal condição prevalece.

Os organizadores
Arlene Batista da Silva
Maria Amélia Dalvi
Paulo Dutra
Wilberth Salgueiro...


Acesse: ebook Literatura artes_teoria critica mulheres_I (1).pdf

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Ano de Publicação: 2017

Autores: Sonia Lopes Victor, Alexandro Braga Vieira e Ivone Martins de Oliveira (Organizadores).

Resenha:

Caro leitor,

A educação especial numa perspectiva inclusiva tem sido foco de inúmeros debates e
discussões no cenário educacional nacional e internacional nessas últimas décadas. Tais discussões e debates têm contribuído para o aprimoramento de práticas pedagógicas que vejam sujeitos historicamente excluídos do processo educativo como indivíduos que possuem voz, produzem conhecimento, aprendem e se desenvolvem como quaisquer outros, assim, a leitura desse livro torna-se essencial por se tratar de um material
relevante, fornecendo um rico, atualizado e pujante acervo de textos. Este livro precisa
ser visto como mais uma tentativa de mostrar para o contexto social e educacional que as pessoas são únicas, e, diante dessa mera constatação do óbvio, os processos educativos também devem ser únicos, pensados para sujeitos concretos, que precisam ter reconhecidos seus direitos ao exercício pleno da cidadania.

Boa Leitura,

Rogério Drago

Professor Doutor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação nos cursos de Mestrado e Doutorado....


Acesse: Ebook_Educacao_especial inclusiva (1).pdf

TEORIA POLÍTICA E SISTEMAS DE JUSTIÇA I

Ano de Publicação: 2016

Autores: Cássius Guimarães Chai, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Valena Jacob Chaves Mesquita (Organizadores).

Resenha:

As hipóteses das pesquisas tratadas nesta série, transitam entre o Direito e a Política, entre a liberdade e a igualdade, entre identidade e desconhecimento, entre rupturas e continuidade.
As lutas pelo Direito colonizadas por práticas institucionais ao largo da democracia, colocam em risco a paz social e agravam as tensões ideológicas no matiz maniqueísta entre "o inimigo" e "eu", entre o cidadão de bem e o outro.
A recorrência ao senso comum, desprendida de um exercício crítico sobre os fatos históricos e a genealogia de seus atores, seus lugares de fala e suas representações, acentua e aprofundiza desigualdades. Pensar as práticas institucionais, a linguagem, e como o próprio Direito plasma o poder e o sentimento de legitimidade, é primordial à defesa da ordem Constitucional e dos preceitos fundamentais. É se posicionar contra o desfuncionamento das Instituições do Sistema de Justiça.
Cássius Guimarães Chai ...


Acesse: Livro_TPSJ-v-01.pdf

TEORIA POLÍTICA E SISTEMAS DE JUSTIÇA II

Ano de Publicação: 2016

Autores: Cássius Guimarães Chai, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Valena Jacob Chaves Mesquita (Organizadores).

Resenha:

"...la tarea a la cual me comprometo desde el principio, la posibilidad, y de acuerdo a mi entendimiento de la moralidad, la inevi- tabilidad, es analizar los estándares normativos que regulan la práctica de los derechos humanos y los puntos de vista de un número de sus activistas. Como resultado, esto es, desde un punto de vista, ninguna crítica sobre mi punto de vista que no se conforman con los aspectos de la común ideología y retórica que envuelve la práctica, parte de las cuales está bañado con el pensamiento que la práctica dice relación con los derechos de todos los humanos sostenido en virtud de “ser humano”".

Joseph Raz, in Cap. I desta obra....


Acesse: Livro_TPSJ-v-02.pdf

REPUBLICANISMO: DA PROTEÇÃO ÀS MULHERES À SAÚDE PÚBLICA

Ano de Publicação: 2016

Autores: Cássius Guimarães Chai (Organizador).

Resenha:

Republicanismo entre ativismos judiciais e a proibição de retrocesso remete à questões coletivas do cotidiano, da proteção às mulheres à saúde pública, sem descurar dos espaços onde pessoas livres e iguais, estimam cultivarem liberdades ao tempo em que reclamam isonomia. É imperioso superar o dogma que o Poder Judiciário não deva realizar política, pois o mesmo é fração das funções de soberania. O risco sempre é a colonização pelos partidarismos e pela não realização dos fins do Estado.
Este volume 1 inaugura a Série Tópicos em Teoria do Direito Político, ao que se seguirá o Volume 2 Liberalismo Político – diálogos convergentes em Rawls....


Acesse: Republicanismo.pdf

DIREITOS HUMANOS E DESAFIOS CONSTITUCIONAIS

Ano de Publicação: 2016

Autores: Cássius Guimarães Chai, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Alberto Manuel Poletti Adorno (Organizadores).

Resenha:

Direitos Humanos e Desafios Constitucionais no ocaso da intolerância é obra que nasce do sentimento de irresignação nos tempos em que a violência contra o outro já é incapaz de nutrir a perplexidade e o estranhamento, naturalizando a indiferença. Nesse sentido as instituições dos sistemas de Justiça devem operacionalizar um papel que lhe é peculiar, a voz contramajoritária, sem contudo pretender ocupar a condição de superego da própria sociedade, subtraindo ao cidadão o locus discursivo ao exercício público da razão.
A presente obra congrega pesquisas de investigadores da Universidade Federal do Paraná (Centro Universitário UNIFIEO), Uninversità Degli Studi Roma TRE, Faculdade de Direito de Vitória, Universidad Columbia del Paraguay, da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Pontificia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do Maranhão, em um esforço conjunto de seus respectivos programas de pós-graduação a fim de fortalecer o intercambio cultural e difundir os diálogos acadêmicos....


Acesse: DHDC.pdf

ENVELHECIMENTO EM FOCO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES I

Ano de Publicação: 2015

Autores: Fernanda Castro Manhães, Rosalee Santos Crespo Istoe e Carlos Henrique Medeiros de Souza (Organizadores).

Resenha:

O livro envelhecimento em foco: abordagens interdisciplinares I é fruto de experiências e trabalhos de pesquisas de profissionais de diversas áreas do conhecimento, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem - LEEL e do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, que de acordo com sua linha de pesquisa trouxe um olhar diferenciado sobre as questões que envolvem o desenvolvimento e o envelhecimento humano, tendo em vista o crescimento acelerado da população com 60 anos de idade ou mais, devido ao aumento da expectativa de vida e a drástica redução da taxa de natalidade. Dessa forma, os capítulos desta obra abordam o envelhecimento por meio de perspectivas interdisciplinares e sobretudo inovadoras e relevantes, apontando possibilidades simples e objetivas para um envelhecimento com qualidade. ...

Acesse: Ebook_Livro_Envelhecimento_em_foco_1.pdf

ENVELHECIMENTO EM FOCO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES II

Ano de Publicação: 2015

Autores: Fernanda Castro Manhães, Rosalee Santos Crespo Istoe, Carlos Henrique Medeiros de Souza (Organizadores).

Resenha:

O livro Envelhecimento em foco: abordagens interdisciplinares II é a continuidade das experiências e trabalhos de pesquisas de profissionais de diversas áreas do conhecimento, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem - LEEL e do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Esta é uma obra interdisciplinar que conta a contribuição de diferentes linhas de pesquisas que voltaram seu olhar sobre as questões que envolvem o envelhecimento humano, haja visto o crescimento acelerado da população com 60 anos de idade ou mais. Dessa forma, os capítulos desta obra abordam o envelhecimento por meio de perspectivas inovadoras e relevantes, apontando possibilidades para o atendimento das necessidades dos idosos, favorecendo um envelhecimento com qualidade....

Acesse: Ebook_Livro_Envelhecimento_em_foco_2.pdf

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